quarta-feira, 6 de maio de 2009

Os géneros

Comédia

Comédia Busto de Eurípides, cópia romana de original grego do século IV a.C., Museu Pio-ClementinoA comédia passou a integrar as Grandes Dionísias em 488 a.C., tendo tido portanto um reconhecimento meio século depois da tragédia. No ano de 440 a.C. a comédia foi também introduzida nas Leneias, outro festival em honra Dioniso no inverno. Na comédia o coro assumia uma importância maior que na tragédia e verificava-se uma maior interactividade com o público, já que os actores dialogavam com este.
Da Comédia Antiga apenas sobreviveram os trabalhos de Aristófanes, que se inspiram na vida de Atenas e que se caracterizam pela crítica aos governantes (Os Cavaleiros, Os Acarnenses), à educação dos sofistas (As Nuvens) e à guerra (Lisístrata). Um dos políticos mais criticados por Aristófanes foi Cléon, que teria levado Aristófanes aos tribunais por se sentir ofendido.
A Comédia Nova desenvolveu-se a partir da morte de Alexandre Magno em 323 a.C. até 260 a.C.. Teve em Menandro o seu principal representante. A política já não era um dos temas explorados, preferindo-se enredos que giravam em torno de identidades falsas, intrigas familiares e amorosas.


Tragédia
Tragédia (do grego antigo τραγῳδία, composto de τράγος "bode" e ᾠδή "canto") é uma forma de drama, que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, frequentemente envolvendo um conflito entre uma personagem e algum poder de instância maior, como a lei, os deuses, o destino ou a sociedade.
Suas origens são obscuras, mas é certamente derivada da rica poética e tradição religiosa da Grécia Antiga. Suas raízes podem ser rastreadas mais especificamente nos ditirambos, os cantos e danças em honra ao deus grego Dionísio (conhecido entre os romanos como Baco). Dizia-se que estas apresentações etilizadas e extáticas foram criadas pelos sátiros, seres meio bodes que cercavam Dionísio em suas orgias, e as palavras gregas τράγος, tragos, (bode) e ᾠδή, odé, (canto) foram combinadas na palavra tragoidia (algo como "canções dos bodes"), da qual a palavra tragédia é derivada.

Drama
A palavra drama origina-se na Grécia Antiga significando ação (δράω /dráō).
Aristóteles, em sua Poética, divide a literatura de sua época, que se originara da forma oral, nos modos narrativo ou épico, dramático e misto. A partir desta análise, central em toda a análise dos gêneros literários, teóricos dividiram a literatura nos modos narrativo, dramático e lírico.
Drama é também usado como definição genérica de filmes, cinema, telenovelas, teatro, substituindo-se estes termos (ex: O drama de Ibsen, significando o teatro de Ibsen).
Alguns filmes de drama famosos
Citizen Kane, de 1941
Casablanca, de 1942
Mildred Pierce, de 1945
Gilda, 1946
Gentleman's Agreement, de 1947
Hamlet, de 1948
Sunset Boulevard, de 1950
Rashōmon, de 1951
A Streetcar Named Desire, de 1951
On the Waterfront, de 1954
La strada, de 1954
Rebel Without a Cause, de 1955
Et Dieu... créa la femme, de 1956
Giant, de 1956
Twelve Angry Men, de 1957
Imitation of Life, de 1959
The Hustler, de 1961
Splendor in the Grass, de 1961
Jules et Jim, de 1962
The Miracle Worker, de 1962
Days of Wine and Roses, de 1962
Le feu follet, de 1963
Hud, de 1963
Vidas Secas, de 1963
Alexis Zorbas, de 1964
Ship of Fools, de 1965
Who's Afraid of Virginia Woolf?, de 1966
Belle de jour, de 1967
Romeo and Juliet, de 1968
They Shoot Horses, Don't They?, de 1969
A Clockwork Orange, de 1971
Le souffle au cœur, de 1971
Ultimo tango a Parigi, de 1972
One Flew Over the Cuckoo's Nest, de 1975
Taxi Driver, de 1976
Coming Home, de 1978
The Champ, de 1979
Kramer vs. Kramer, de 1979
Coal Miner's Daughter, de 1980
The Elephant Man, de 1980
Ordinary People, de 1980
Chariots of Fire, de 1981
Pixote, a Lei do Mais Fraco, de 1981
Fanny och Alexander, de 1982
Missing, de 1982
Sophie's Choice, de 1982
Tender Mercies, de 1983
The Killing Fields, de 1984
Places in the Heart, de 1984
The Color Purple, de 1985
O Beijo da Mulher-Aranha, de 1985
84 Charing Cross Road, de 1987
The Accused, de 1988
Cinema Paradiso, de 1988
Rain Man, de 1988
Nuovo cinema Paradiso, de 1988
My Left Foot, de 1989
Born on the Fourth of July, de 1989
The Crying Game, de 1992
Howards End, de 1992
Scent of a Woman, de 1992
The Age of Innocence, de 1993
In the Name of the Father, de 1993
The Piano, de 1993
Schindler's List, de 1993
Philadelphia, de 1993
Forrest Gump, de 1994
Leaving Las Vegas, de 1995
The Bridges of Madison County, de 1995
The English Patient, de 1996
Shine, de 1996
Good Will Hunting, de 1997
La vita è bella, de 1997
Saving Private Ryan, de 1998
Boys Don't Cry, de 1999
The Green Mile, de 1999
Magnolia, de 1999
Dancer in the Dark, de 2000
Traffic, de 2000
A Beautiful Mind, de 2001
Monster's Ball, de 2001
About Schmidt, de 2002
Cidade de Deus, de 2002
The Hours, de 2002
The Pianist, de 2002
Cold Mountain, de 2003
Monster, de 2003
Mystic River, de 2003
Shi mian mai fu, de 2004
Million Dollar Baby, de 2004
The Passion of the Christ, de 2004
Ray, de 2004
Brokeback Mountain, de 2005
Capote, de 2005
The Constant Gardener, de 2005
Good Night, and Good Luck, de 2005
Memoirs of a Geisha, de 2005
Babel, de 2005
Little Children, de 2006
The Queen, de 2006
There Will Be Blood, de 2007
The Duchess, de 2008
Milk, de 2008


Musícal
Teatro Musical é um estilo de teatro que combina música, canções, dança, e diálogos falados. Esta delimitada por um lado pela sua co-relação com a ópera e por outro pelo cabaré, os três apresentam estilos diferentes, mas suas linhas deliminatórias muitas vezes são difícies de conceituar.
Existem três componentes para um musical: a música, interpretação teatral e o enredo. O enredo de um musical refere-se a parte falada (não cantada) da peça; entretanto, o "enredo" pode também se referir a parte dramática do espetáculo. Interpretação teatral se relaciona as performances de dança, encenação e canto. A música e a letra juntas formam o escopo do musical; as letras e o enredo são freqüentemente impressos como um libreto.

Bharathanatyam:Teatro musical na India
O teatro musical no mundo tem sinônimos como Teatro de Revista (Brasil), Comédie musicale (França).
É muito comum ao teatro musical que os trabalhos que tenham sucesso sejam usado no cinema ou adaptados para televisão. Por outro lado alguns programas populares de televisão tem um ou outro episódio ao estilo de um musical como uma peça dentro de seu formato normal(exemplos incluem episódios de Fama,Ally McBeal, Buffy the Vampire Slayer's no episódio Once More with Feeling, Oz's Variety. Se percebe facilmente isso quando repentinamente os personagens começam a cantar e dançar como se estivessem em um teatro musical durante o episódio, outros exemplos em animação são os episódios de The Simpsons, South Park e Family Guy) -- a série televisiva Cop Rock, onde são extensamente usados os formatos musicais, não foi um sucesso.
Mesmo o teatro musical esteja espalhado pelo mundo todo, suas produções são elaboradas muito freqüentemente na Broadway em New York, no West End em Londres, e na França.
Um musical pode durar uns poucos minutos ou varias horas; entretanto, os mais populares musicais duram de duas horas à duas horas e quarenta e cinco minutos. Musicais hoje são normalmente apresentados com um intervalos de quinze minutos de duranção; no primeiro ato, é quase sempre de idêntica duração o segundo. Um musical tem normalmente por volta de vinte a trinta canções de vários tamanhos (incluindo uma reprise e adpatação para coral) entre as cenas com diálogos. Alguns musicais , entretanto, tem cançoes entrelaçadas e não tem diálogos falados. Esta é a linha fronteiriça entre musicais e ópera.
Um momento de grande emoção dramática é freqüentemente encenado numa canção. Proverbialmente, "quando a emoção torna-se tão forte no discurso, você canta; quando ela se torna tão forte na canção, você dança." Uma canção deve ser adaptada ao personagem (ou personagens) e na sua situação dentro do enredo. Um show normalmente se abre com uma canção que dá o tom ao musical, introduz de alguma forma os personagens principais, e mostra o enfoque da peça. Dentro da concentrada natureza do musical, os autores devem desenvolver os personagens e o planejamento.
A música apresenta uma forma excelente de expressar a emoção. Entretanto, na média, poucas palavras são cantadas nestes cinco minutos de canção. Portanto existe pouco tempo para desenvolver o drama que transcorre durante a peça, desde que um musical pode ter uma hora e meia ou mais de música.

O time de colaboradores de um Musical
O teatro Musical é um trabalho colaborativo com uma longa tradição histórica tanto nos tratados como na estrutura, embora novos autores dos musicais tentem flexionar esta forma de expressão tentando coisas novas, ou explorando situações que não foram exploradas ainda. Os Musicais são costumeiramente reconhecidos como uma combinação de letras, canções e dialogo falado.

Os autores
Existem normalmente vários autores em um musical. São poucos os musicais que foram escritos por apenas uma pessoa. Uma parceria de colaboradores compositores (música), letristas (lírica) e escritores (script) são gerenciados, por um compositor/letrista, letrista/escritor (também conhecidos como letristas) ou por fim de um escritor/compositor. Podem haver muitos escritores, letristas e compositores em um musical.
Não existe uma resposta fácil para a constante dúvida sobre o teatro musical: "O que vem primeiro a letra ou música?" Cada colaborador trabalha de uma forma diferente, e tende a ser único em sua forma de trabalhar. As vezes um melodia inspira uma letra. As vezes uma letra inspira uma melodia. Entretanto, a maior inspiração para todos os autores é movida pelo tema da história principal apresentada no show.
A idéia inicial para um novo musical pode vir dos próprios autores, ou eles podem ter sido contratados para escreverem um musical sobre um assunto especifico. O teatro musical tem uma longa tradição de adaptar livros e outros materiais para este gênero

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